O VT Expresso e o Outbound Marketing

Sentar-se em frente à TV, assistir um show ao vivo no Youtube ou simplesmente acompanhar ver as notícias nos canais do Facebook. Pode não parecer, mas isso tem tudo a ver com Outbound Marketing. Se você conhece o conceito de outbound, pode estar se perguntando se essa afirmação não é um engano.

Afinal de contas, todo mundo diz que outbound não combina em nada com internet.

A última afirmação, sim, é que pode ser chamada de engano. Cada vez mais percebe-se um desejo ainda mais intenso de mesclagem entre inbound marketing e o seu ‘primo rico’, o outbound. Precisamos compreendermos como a TV, o Youtube e o Facebook tem forte relação com o outbound. Mas antes vamos entender a diferença básica entre essas principais formas de marketing.

Após isso, você não verá mais o marketing da mesma maneira.

A diferença entre inbound marketing e Outbound Marketing

Existe uma diferença básica entre a estratégia chamada de inbound marketing e o método mais conservador de propagação de ofertas: o Outbound Marketing. E qual seria, em poucas palavras, o abismo que os separa?

No inbound, existe a permissão para que o público receba ofertas. Por exemplo, quando deixa seu e-mail em algum site na esperança de receber mais informações, você deu permissão para que isso ocorra.

Já no outbound, você ‘se obriga’ a observar ofertas em troca de uma recompensa posterior. É o famoso exemplo que citamos neste post. Lembra? Imagine alguém que se senta para acompanhar seu programa favorito de TV. Em troca disso, ele assiste alguns minutos de propagandas veiculadas no chamados ‘intervalos comerciais’. Esse é o outbound!

Ao passo que o inbound sempre solicitará uma permissão, o outbound vem chegando e se instala surpreendo você quando menos espera.

A TV e o outbound

a TV e o Outbound Marketing

A TV é, de fato, o meio de comunicação onde o Outbound Marketing está presente de forma bem intensa. Essa forma de propagar ofertas para o público realmente armou a barraca, por assim dizer, dentro das emissoras de TV.

E a receptividade ajuda a entender a razão por trás do tipo de propaganda que o outbound inclui em sua estratégia de marketing. Pense, por exemplo, na quantidade de dinheiro que grandes bancos ou montadoras de veículos investem nas propagandas de TV.

A intenção? Transparente como água, pode-se observar que a ideia ali é criar, estabelecer e fomentar uma marca específica. Afinal de contas, se você já ‘se pegou’ chamando Pepsi de Coca ou Kwat de Guaraná, isso foi causado, em grande parte pelo Outbound Marketing.

Enquanto estava sentado no seu sofá, VTs de propaganda sem permissão eram exibidos e você os consumia com tranquilidade. Nem era possível imaginar há uns 10 anos que estaríamos hoje em dia trocando a TV pela internet.

Assim, era normal assistir a qualquer propaganda exibida na TV, mesmo que demorasse ‘anos’ para o retorno do seu programa favorito à tela. Com isso em mente, muitas pessoas, empresas e negócios investiram alto para produzir VTs de propaganda.

Isso gerou reconhecimento, afirmação e consolidação de diversas marcas, hoje famosas no País e, em alguns casos, no mundo todo.  Comprovação de que a TV e o Outbound Marketing sempre foram, pelo menos até hoje, um casal comprometido com seus objetivos financeiros.

Ao observar os próximos 2 subtítulos, talvez você se pergunte: ‘O que o Youtube e o Facebook tem a ver com outbound, se lá a gente só vê o que quer?”

Essa afirmação está cada vez mais ganhando novas proporções e, agora, entenderemos a razão disso.

Youtube: um belo lugar virtual para propagar sua oferta

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Você precisa propagar uma oferta, seja ela de serviços, de um produto ou apenas para fortalecer um conceito ou uma marca? O ideal para fazer isso de forma mais econômica é usar a internet. Mas como isso pode ser feito?

Aos poucos, os canais de busca da web – o Youtube é o segundo maior buscador da internet, perdendo só para o Google –  estão sendo utilizados para ofertas de Outbound Marketing. É bem possível que você já tenha assistido a vídeos curtos que são exibidos no Youtube durante alguns segundos. A ideia é atrair o público para assistir a todo o vídeo. Já percebeu como isso pode realmente acontecer?

Tente ‘logar’ no Gmail e usar o Google para pesquisar algo. Assim, seu histórico de pesquisas poderá ser usado para promover produtos indicados por alguns canais do Youtube.

Sim, isso parece invasão de privacidade mesmo. Alguns escândalos políticos recentes comprovam que nossa privacidade não está tão protegida virtualmente quanto achávamos possível ser.

Assim,  o Youtube passou a ser usado para propagar uma oferta com anúncios patrocinados tornou-se de grande interesse do público internacional. Diversos empreendedores fazem isso com a intenção de educar o público com sua marca.

Alguma diferença entre os videos patrocinados e os intervalos comerciais? Nenhuma, afinal princípio é o mesmo. Como a TV, o Youtube dá de graça alguns vídeos e em troca você tem de assistir aos vídeos dos patrocinadores. A única diferença é o botão de “pular anúncio”, que não existe no controle remoto.

Mas será que o outbound poderia também alcançar as grandes redes sociais do planeta, como o facebook, por exemplo? Vamos considerar este assunto a partir de agora.

O Facebook também?

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É cada vez mais comum estarmos assistindo a vídeos no Facebook e sermos surpreendidos com propagandas que antecedem a estas mídias. Isto tem sido feito por pessoas, empresas e negócios com o fim de alcançar uma audiência maior em suas ofertas.

Mas os vídeos usados para este tipo de marketing são exibidos por apenas alguns segundos. O formato é similar aos que são utilizados em grandes portais com publicidade própria. Alguns exemplos disso podem ser vistos nos seguintes sites: G1, Veja, e Estadão, entre outros. A novidade é que o formato de Outbound Marketing é utilizado agora com mais frequência nas redes sociais, incluindo o Facebook.

O mais interessante disso é que seu negócio pode se utilizar desse formato de marketing. Deve fazer isso para ampliar o reconhecimento, a afirmação e a consolidação de sua marca no mercado.

É aí que o VT Expresso se encaixa como uma luva. Já imaginou encomendar seu vídeo e tê-lo em suas mãos com registro no Ancine em apenas 8 horas?

É isso mesmo! Queremos acelerar sua estratégia de Outbound Marketing. Um VT de qualidade, pronto em poucas horas, com as devidas permissões para sua transmissão na TV ou anúncio patrocinado nas redes sociais é uma ferramenta de marketing muito poderosa.

Milhares, talvez até milhões de pessoas, podem conhecer o seu projeto, a sua empresa ou seu empreendimento em poucos segundos.

Que tal entrar em contato conosco agora mesmo pelo WhatsApp e tirar todas as suas dúvidas sobre como um VT pode ser usado em sua estratégia de Outbound Marketing com sucesso? Vai ser um prazer te atender!