O VT Expresso e o inbound marketing

O inbound marketing veio para ficar e dominar as melhores estratégias para divulgar produtos, serviços e promover uma marca ou figura pública. Já se foi o tempo em que as pessoas ficavam estáticas na frente da TV e do rádio bombardeadas por propagandas aleatórias do que não gostavam.

Hoje em dia, o comportamento humano mudou a sua ‘cara’. Quem ‘manda’, por assim, dizer no consumo do marketing é o próprio cliente. Não se pode mais pensar que uma pessoa vai ‘engolir’ aquela enorme quantidade de propaganda se sentindo satisfeita.

Os eternos 5, 15 ou 20 segundos dos anúncios em vídeo no Youtube, por exemplo, já irritam muita gente. E a chegada recente de vídeos de marketing ao Facebook está causando uma reação incômoda. Parece que o outbound marketing vai tomar conta também das redes sociais.

E você? Entende exatamente o que é inbound marketing? Você consegue diferenciar inbound marketing e outbound marketing? Que relação o VT Expresso tem com essas duas formas de divulgação de produtos, serviços e marca?

Que tal conhecer o canal do VT Expresso no Youtube agora mesmo!

Cada um dos subtítulos a seguir explicará uma dessas 3 questões importantes. No final, você entenderá como os vídeos são poderosos instrumentos para pulsar a ‘sociedade virtual’.

Inbound-Marketing-da-coca-cola

Grandes nomes ainda preferem o outbound marketing

‘Marketing de permissão’: essa é uma tradução livre muito comum usada para expressar o conceito de inbound marketing. Ou seja, quem pratica esse tipo de marketing o faz com muito cuidado. Tanto uma figura pública como uma empresa de pequeno, médio ou grande porte pode incluir esse conceito em sua estratégia de marketing.

De que forma o inbound marketing pode enriquecer a divulgação do seu negócio ou instituição? Bem, vamos voltar um pouco no tempo e raciocinar sobre como os grandes nomes do mercado promovem a sua marca.

A Coca-Cola, por exemplo, é conhecido em toda a face da terra. Os motivos que levaram a isso são bem conhecidos. O ditado empresarial “A propaganda é alma do negócio” pode explicar muito bem porque essa marca se tornou tão impactante na sociedade.

Uma grande corporação como a Coca-Cola consegue, de fato, injetar muito dinheiro em propagandas na TV, no rádio, na mídia impressa, entre outros meios. Você acha que uma empresa com este calibre investiria tanto em mídia paga se soubesse que a divulgação não daria certo. É claro que não!

Por exemplo, só no ano de 2004 foi noticiado que a Coca-Cola investiu mais de 2,2 bilhões de dólares anunciando no rádio, na TV e na mídia impressa. Você talvez fique abismado com isso e se pergunte se essa estratégia valeu a pena. A resposta para essa pergunta está no faturamento da empresa, que no mesmo ano ultrapassou 20 bilhões de dólares.

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Atrativos do inbound marketing

A Coca-Cola é um dos grandes nomes do mercado que ainda prefere o outbound marketing. No próximo subtítulo vamos falar um pouco sobre as diferenças entre o inbound e o outbound. O que precisamos saber sobre inbound marketing são os seus atrativos reais. Vale a pena produzir conteúdos em vídeo e distribuí-los através desse conceito de publicidade?

Vamos entender o que é inbound marketing através de seus benefícios práticos no dia a dia. O que precisa ficar bem claro para nós sobre inbound marketing é que:

  • Você não precisa ser o dono da Coca-Cola para promover um produto, serviço ou marca.
  • Seu negócio pode atrair um número qualificado de leads (ou contatos depurados) do seu público.
  • É preciso pesquisa para entender o que o seu público quer.
  • O produto ou serviço oferecido precisa resolver problemas específicos.
  • Sua estratégia de divulgação não pode começar vendendo; ela deve oferecer algo de valor sem custo.
  • Tornar sua oferta famosa depende mais da empatia que você demonstra do que a quantidade do seu investimento em propaganda.
  • Seu próprio público se encarregará de viralizar o que você publica.

Assim, o inbound marketing é uma forma leve, educada, direcionada e extremamente efetiva de conseguir melhores resultados a curto e médio prazo.

Depois de entender bem o seu público, as dores dele e como ele busca soluções, você está pronto para começar a desenhar sua estratégia de divulgação. Essa é a essência do inbound marketing: ter a permissão do seu público para fazer a ele um agrado. A partir de então, um vínculo mais achegado pode se tornar o meio de oferecer um produto, serviço ou fortalecer ainda mais a sua marca pessoal ou a de seu negócio.

Mas o outbound marketing já não fazia isso antes? Vamos entender algumas diferenças entre inbound e outbound.

Inbound-Marketing

Diferença básica entre inbound marketing e outbound marketing

Intrometer-se em algum assunto nunca pareceu uma atitude polida ou educada. Mas mesmo sem saber disso, você promoveu, talvez por décadas, um tipo bem peculiar de intromissão: o outbound marketing.

O ‘marketing de intromissão’ (em tradução livre) se refere ao marketing mais tradicional, como já mencionado antes, no exemplo da Coca-Cola.

Grandes empresas investem uma enorme quantia de recursos para alcançar um público genérico, mas de quantidade avassaladora. Isso é feito através da divulgação em massa por meio da TV, do rádio, da mídia impressa, entre outras formas conhecidas de propaganda.

O material publicitário do outbound marketing costuma querer tocar mais corações do que o que é produzido por estratégias de inbound. Por que?

Muitas vezes a intenção é obter um reconhecimento mais amplo de uma marca. Mas em muitos casos, produtos, serviços ou a imagem de uma figura pública torna-se parte de uma ‘bomba publicitária’. Comerciais bem produzidos são reproduzidos diversas vezes até que o público se convença de que algo é bom apenas porque está na TV, no panfleto que recebe no mercado ou num anúncio que se ouve na rádio do shopping quando você está dando uma volta. O resultado disso?

Uma captação menor, mas com grande alcance, de clientes, de apaixonados pela marca ou de defensores de algo ou alguém.

A diferença básica, portanto, entre inbound marketing e outbound marketing está presente nos elementos permissão e intromissão do público. Os resultados mostram que para se investir em outbound é preciso injetar mais recursos financeiros do que em estratégias de inbound marketing.

Como o VT Expresso pode lhe ajudar nesse sentido?

video publicitario inbound marketing

O VT Expresso e o inbound marketing

Os vídeos formam, sem a mínima dúvida, o conjunto mais viralizante de informações da TV e da web hoje em dia.

Independente dos meios de divulgação que você usa, se seu negócio ou estratégia de divulgação da sua imagem pessoal vai alcançar um público específico, o VT Expresso veio para te ajudar. Como?

A produção de vídeos que o VT Expresso realiza produz resultados no menor espaço possível de tempo. Em poucas horas você pode encomendar seu VT com os detalhes que achar necessário e ter seu vídeo publicado na TV ou na web.

Preparamos VTs de alta qualidade especificamente voltados para o seu público. Isso é incrível, pois permite manter contato com seu público sem passar a impressão de que você vai se intrometer com a oferta ou a ideia que está apresentando. Na fanpage do VT Expresso no Facebook é possível conhecer um pouco mais dos vídeos que produzimos.

O inbound marketing é amigo do VT Expresso por uma razão simples: não produzimos vídeos genéricos. O material que entregamos toca o coração do seu público de forma impactante. Ele é produzido de acordo com as especificações que você nos enviar.

Gostaríamos muito de tirar suas dúvidas sobre como produzimos vídeos. Quer saber mais agora mesmo? Clique aqui e fale em tempo real com a equipe de atendimento do VT Expresso. Vai ser um prazer te ajudar a incluir técnicas de inbound marketing em suas mídias de divulgação!

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