Saber fazer uma boa gestão de tempo é fundamental para conseguir ser produtivo todos os dias.
Por mais que gostemos do nosso trabalho, tem dias que realmente não nos sentimos nada produtivos e não conseguimos finalizar nada.
Atualmente, existem inúmeras fórmulas na internet para adaptar ao dia a dia que prometem aumentar a produtividade.
Continue lendo este artigo e confira algumas dicas para fazer uma gestão de tempo eficiente. Aumente a produtividade e termine seu vídeo dentro do prazo!
1 – Uma boa gestão de tempo exige uma lista do que você precisa parar de fazer
Costumamos encontrar textos que nos incentivam a listar o que precisamos fazer. Contudo, fazer essa lista não elimina os ladrões de produtividade.
Uma lista de hábitos que precisamos eliminar é muito mais efetiva, pois é capaz de impedir que percamos o foco com hábitos que, por serem prazerosos, não os consideramos prejudiciais.
Se queremos entregar melhores resultados, a solução é encontrar e eliminar tarefas que nos fazem perder tempo.
Isso inclui desativar as notificações das redes sociais, parar de checar os e-mails por algumas horas ou mesmo parar de dizer sim para todos os favores que te pedem.
Ser produtivo não é fazer mais, mas sim entregar resultados melhores e estar engajado nas suas tarefas.
Essa dica é muito fácil de colocar em prática. Pegue papel e caneta e liste todas as atividades que tiram sua atenção no momento que você precisa ser produtivo. Depois de anotar, comece a mudar seu comportamento e riscar da lista os hábitos que você conseguiu eliminar.
Por exemplo: Você já parou pra pensar em quantos e-mails você manda a cada vídeo que produz? Quantos telefonemas dá? Quantas reuniões faz? Quais dessas atividades poderiam ser eliminadas ou, pelo menos, reduzidas?
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2 – Faça um calendário de atividades
O planejamento é sempre muito importante para uma gestão de tempo efetiva. Qualquer tipo de trabalho ou estratégia exige um planejamento, inclusive a produção de um VT. É importante consultar e cumprir os prazos estabelecidos no planejamento.
Para isso, um calendário de atividade pode ser de grande ajuda. Ele pode ser mensal, trimestral, semestral ou o que melhor atender a necessidade da sua equipe.
Para organizar seu calendário, sugerimos que você preencha-o com as tarefas que têm data para serem finalizadas. Depois, organize o tempo com aquelas que podem ser feitas durante o mês, sem data específica, distribuindo-as durante os dias pela prioridade e tempo que demandam.
3 – Delegue tarefas e funções da maneira certa
Se você é o líder, uma das principais coisas que precisa saber é delegar funções corretamente. Evite centralizar todas as tarefas em você ou em outra pessoa.
Ser produtivo no momento da produção do VT exige que você conheça a sua equipe tão bem quanto conhece seu público.
Entenda no que cada um é bom e delegue as funções de acordo com as principais habilidades deles. Dessa forma, você conseguirá focar no que faz parte do seu trabalho e obterá o melhor resultado.
4 – Anote suas ideias EXATAMENTE no momento que as tiver
Muitas vezes, boas ideias surgem no meio de uma reunião, antes de dormir ou então durante o banho.
É essencial que você tenha algo para anotar as ideias que surgem em momentos fora do ambiente de trabalho, e que muitas vezes são excelentes.
Utilize o celular, um caderno, um bloquinho ou a própria pele para anotar as ideias e escreva-as da maneira como surgiram no momento.
Deixe para organizar os pensamentos quando tiver tempo, assim a ideia não se perde e você pode avaliar as possibilidades com calma.
5 – Utilize ferramentas e canais que otimizam a gestão de tempo
Utilizar ferramentas e canais que facilitam a nossa rotina é uma ótima estratégia de gestão de tempo.
Existem várias ferramentas criadas para otimizar tarefas, organizar ideias e nos ajudar a lembrar nossos compromissos importantes. O Trello é uma excelente ferramenta para aumentar a produtividade. Ele possibilita centralizar e acompanhar o andamento das tarefas, além de e verificar o quão perto estamos de concluir as metas.
Outro aplicativo muito interessante para gestão de tempo é o Evernote, além de ser ótimo para anotações, é possível desenhar e gravar áudios.
Ambos contam com serviços de criação colaborativa, o que os tornam ideais para projetos em equipe. A principal vantagem é que você pode acessá-los quando e de onde quiser.
Conclusão
Você sabe que está sendo produtivo e fazendo uma gestão de tempo eficiente quando está gerando resultados. Ver seu trabalho causando impacto e sendo elogiado é a recompensa que a maioria das pessoas busca, mais até do o salário.
Então sempre avalie, mensure e divulgue os resultados que você está obtendo com seu time, assim todos se sentirão engajados e a produtividade aumentará.
A organização resulta na produtividade, pois no momento que você consegue organizar a sua rotina e identificar se as tarefas são urgentes ou não, passará a focar no que é importante e produzirá mais e com maior qualidade.
Se você não é uma pessoa muito organizada, coloque as dicas desse artigo em prática. Temos certeza que elas vão lhe ajudar a se tornar mais produtivo.
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